Sócrates e Platão: percussores da Doutrina Espírita

Os filósofos mais famosos da Grécia Antiga eram espíritas? Mas como, se o conceito de Espiritismo só veio a se formar centenas de anos depois? Venha conhecer mais sobre a História!

Sócrates e Platão: percussores da Doutrina Espírita

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N’O Evangelho Segundo o Espiritismo, na Introdução, Sócrates e Platão são apresentados como percussores da Doutrina Espírita. Isso significa que eles já tinham ideias espíritas mesmo antes da vinda de Jesus Cristo.

Sócrates foi um filósofo ateniense de 470-399 a.C. Já Platão foi seu discípulo e viveu entre 449-348/347 a.C.

Antes de Moisés e Jesus, existiu Sócrates e Platão. Ambos viveram na cidade de Atenas, na Grécia.

Sócrates não deixou nada escrito, assim como Jesus. Sua morte ocorreu por atacar preconceitos religiosos. Ele proclamou que Deus era apenas um, dissertou sobre a imortalidade da alma e da existência da vida futura.

Tudo isso é embasado no Espiritismo como é conhecido hoje. Allan Kardec provou que o Espírito é imortal e pode viver incontáveis reencarnações e a vida futura é a vida espiritual.

É errôneo achar que os preceitos de Sócrates eram pagãos. Religiões pagãs cultuam mais de um deus. Na verdade Sócrates combatia o paganismo.

Platão, como seu discípulo e aluno, continuou seu trabalho.

Quais são os preceitos da doutrina de Sócrates e Platão?

Ainda n’O Evangelho Segundo o Espiritismo é possível encontrar vários trechos que são conceitos de Platão e Sócrates sobre a alma, seu progresso, o mundo espiritual e seus habitantes, e reencarnação e virtudes nobres.

Platão foi o responsável por escrever os fundamentos de Sócrates, já que o seu professor não deixou nenhum material. Descubra alguns ensinamentos deixados por Sócrates e Platão.

1. Todos os homens, desde a infância, fazem mais mal do que bem

Tais palavras falam sobre a infância do Espírito que é criado por Deus simples e ignorante. Depois, através das reencarnações em diversos mundos diferentes, o Espírito evolui e não é mais alvo de seus próprios instintos primitivos. O Espírito faz mais mal do que bem no começo de sua criação por sua fraqueza moral e por estar mais propenso a seguir seus instintos. Depois, através de uma grande transformação moral, o Espírito faz mais bem do que mal.

2. Ter o maior cuidado com a alma em relação à eternidade e nem tanto a esta vida, que é apenas um instante.

A Doutrina Espírita ensina que nosso Espírito é imortal e vive diversas vidas para se aprimorar intelectualmente e moralmente para alcançar níveis de evolução e fazer uma boa semeadura para as próximas vidas e a vida espiritual. O Espiritismo explica que nossa verdadeira vida é a espiritual. Não há um fim para o Espírito. Por isso, é necessário cuidar do Espírito tanto quanto do corpo. O corpo morre, mas o Espírito continua vivo.

3. Se a alma é imaterial, ela deve retornar, após esta vida, para um mundo igualmente invisível e imaterial (....).

Os filósofos já sabiam que a alma (Espírito) não era visível aos olhos, mas existia. Como também existe um mundo espiritual, que não é material nem visível aos olhos. Tudo que o Espírito encontra após a morte do corpo, seja Umbral, colônias espirituais ou mesmo outros Espíritos, estão em outro plano.

4. Se a morte fosse a dissolução total do homem, seria uma grande vantagem para os homens maus, que, depois da morte, estariam livres de seus corpos, de suas almas e de seus vícios ao mesmo tempo.

Se a morte fosse definitiva, não haveria nenhuma responsabilidade moral sobre os danos e feitos dos Espíritos. Ou seja, já existia a ideia de que Espíritos maus tinham provas e expiações para concluir em existências posteriores. A morte não é o fim. Por isso, um homem mau não fica livre de nada depois da morte.

5. Há uma disposição natural em cada um de nós, para nos apercebermos bem menos dos nossos defeitos, do que dos defeitos alheios.

O Evangelho Segundo o Espiritismo tem um capítulo apenas para dissertar sobre nosso julgamento sobre outras pessoas. A lição é para julgar a si mesmo. A partir de um autoconhecimento você encontra seus defeitos morais e pode transformá-los em qualidades morais. No entanto, julgar ao outro nada traz de bom para o Espírito.

6. A virtude não pode ser ensinada, ela vem pode um dom de Deus àqueles que a possuem.

Ou seja, ninguém pode ser ensinado a ter qualidades morais. Como a humildade, por exemplo. Ninguém pode ser ensinado a ser humilde. Essa é uma qualidade que o Espírito adquire através de sucessivas reencarnações. O próprio Espírito tem que combater seu orgulho para ser humilde verdadeiramente. Ele consegue por seus próprios esforços e seu próprio livre-arbítrio.

7. É importante distinguir a alma pura, verdadeiramente imaterial, que se nutre, como Deus, da ciência e de pensamentos da alma mais ou menos maculada de impurezas materiais

Aqui é citado os vários níveis de evolução que um Espírito pode estar. Tanto os que ainda são muito ligados à matéria com instintos primitivos, vícios e paixões terrenas, quanto àqueles Espíritos já muito elevados que nada levam de material. Atualmente a Terra é um planeta de provas e expiações. Os Espíritos que habitam aqui estão evoluindo para derrubar seus defeitos morais e alcançar mais evolução intelectual e moral. No entanto, existem Espíritos mais elevados que os habitantes da Terra.

8. Se os médicos fracassam na maior parte das doenças, é porque tratam do corpo - sem a alma - e, porque não estando o tempo todo em bom estado, é impossível que a parte esteja bem.

O Espiritismo traz provas de que o Espírito tem influência sobre o corpo. A causa de todas as doenças é espiritual e não corporal.  Uma doença pode ser a expiação de uma encarnação passada.

Ou seja, a doença tem origem no psiquismo, geralmente no orgulho, vaidade, preguiça, crueldade, entre outros, que são vícios do Espírito. Eles geram doenças no períspirito e no corpo físico.  O períspirito é um corpo fluídico que une o Espírito ao corpo.

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