Reforma Íntima: 5 ideias para facilitar sua transformação!

Você é familiar com o conceito de reforma íntima? Entende que, o Todo Poderoso, em sua perfeição, criou a reforma íntima como um processo? Vem descobrir 5 ideias para facilitar sua mudança!

Reforma Íntima: 5 ideias para facilitar sua transformação!

reforma-intima

A Reforma Íntima é um processo de autoconhecimento com o objetivo de identificar os defeitos morais para transformá-los em virtudes, através do aprendizado da Doutrina Espírita.

Todos os Espíritos são criados da mesma forma, simples e ignorantes, com mais instintos primitivos que inteligência e virtudes morais. Portanto, a reforma íntima é um processo proposto pelo Espiritismo para combater os instintos primitivos através de um processo que não tem data para começar nem para acabar.

Ou seja, a reforma íntima é aplicada em nosso cotidiano, com pequenas melhorias que moldam o Espírito de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo, que também são os fundamentos do Espiritismo.

Como fazer a Reforma Íntima?  

No livro Pensamentos Que Ajudam de José Carlos de Lucca, há uma compilação de 80 mudanças pequenas que é possível você realizar para ajudar na sua transformação moral. Confira cinco conselhos feitos pelo autor para ajudar na reforma íntima.

1. Pratique a autoaceitação

No capítulo “o lírio nasce do pântano”, José Carlos de Lucca propõe a autoaceitação. Isso dá margem para você se aceitar do jeito que é. É um dos primeiros passos para a sua reforma íntima, já que através do autoconhecimento você vai descobrir defeitos que não gosta em si mesmo. Porém, você ainda é um Espírito imperfeito. Você está em uma jornada em busca da evolução pessoal. Ao aceitar isso, você enfrenta o orgulho e a vaidade.

Seus defeitos não precisam ser condenados. Eles podem ser transformados quando você se sentir pronto e não de forma obrigatória. Se Deus oferece incontáveis reencarnações para você se transformar, não precisa se culpar ou auto cobrar pela perfeição moral. Isso torna você mais humildade.

Uma vez que você reconhece que tem pontos a melhorar e não se eleva através do orgulho e da vaidade, você está aceitando a si mesmo. Só é possível realizar a reforma íntima quando você aceita quem é sem condenação ou culpa.

2. Transforme seus pensamentos

No capítulo “Você tem fome de quê?” é ensinado que todo pensamento e sentimento que você alimentar vão crescer em sua vida, sejam positivos ou negativos. Então, para não ter a companhia de energias e situações ruins, você não deve cultivar emoções negativas.

Mais uma vez vale ressaltar que essa não é uma transformação rápida. Porém, você pode analisar que tipo de pensamentos e sentimentos você está alimentando. Se você perceber que está dando energia às coisas negativas, é isso que vai retornar para você. É o famoso ensinamento de Jesus: “Vigiai e Orai”.

É um convite para você analisar dentro de si mesmo se está plantando apenas coisas negativas. Controle suas emoções e pensamentos. Você já percebeu que quando está de bom humor as coisas parecem mais leves e mais fáceis? É porque a energia que você ressoa para o mundo volta para você.

Você é o dono da sua mente e do seu coração. Você pode alimentar sentimentos e pensamentos bons ou ruins. Não é um exercício fácil nem rápido, mas é fundamental para garantir bons frutos em seu caminho.

3. Orar e agir

No capítulo “Dupla de auxílio”, o autor propõe duas ações: orar e agir. Através da oração é possível receber força espiritual para passar por um período difícil. Além do que, pela prece, os Espíritos Superiores podem inspirar a fé, coragem e sabedoria para você enfrentar as dificuldades da vida.

A prece deve ser um hábito, não apenas realizada nos momentos de maior desespero. No entanto, apenas orar não é suficiente. É necessário agir também. Depois da prece, você deve agir com coragem para conseguir atingir seu objetivo. Deus costuma agir através de nós. Por isso, sem que você trace um caminho ou dê passos em busca de seu objetivo, não vai acontecer nada. São fundamentais a oração e a ação positiva em busca daquilo que se pede. Através dessa dupla as transformações acontecem verdadeiramente.

Se você colocar em prática esse ensinamento, está também praticando a esperança, fé em Deus e paciência para tudo acontecer em Seu tempo. Além disso, você está abrindo mão do controle de tudo que acontece em sua vida, que é a forma mais plena de abnegação e humildade.

Você pode não se transformar do dia para a noite em uma pessoa melhor, mas vai dar pequenos passos rumo ao caminho certo.

4. Combata o orgulho pouco a pouco

No capítulo “Franciscar”, o autor disserta sobre o orgulho. Ele é um sentimento primitivo que só leva você para longe da evolução moral. O orgulho é uma ilusão de ser superior e tem consequências como a soberba, a arrogância, o egoísmo e a vaidade. Nada traz de bom para sua reforma íntima. Vale ressaltar que não é um defeito que você vai arrancar de vez de você. É através de pequenos passos que você vai transformar o orgulho em humildade.

O orgulho é um medo de transparecer ser quem você realmente é. Ou seja, você quer mostrar que é melhor que os outros. Isso não traz nada de bom. Através da humildade é possível enxergar o seu verdadeiro “eu” e se transformar a partir daí.

5. Pratique o perdão e auto perdão

No capítulo “Largar as pedras”, José Carlos de Lucca discorre sobre o perdão. Um fato importante sobre o perdão na reforma íntima é conseguir se auto perdoar. Isso é a prática da auto aceitação e do amor a si mesmo. Portanto, antes de perdoar aos outros, acolha a si mesmo e se perdoe por tudo que está precisando. Largue as pedras do passado, dos erros, das falhas e dos defeitos para se auto perdoar.

Depois, exerça o perdão para com as outras pessoas. Isso só traz benefícios para você. Isso não significa que a outra pessoa não tem culpa. Só significa que você não vai alimentar sentimentos negativos com relação a isso, como ódio, raiva e mágoa. O perdão deixa você mais tranquilo e equilibrado.

É só refletir que ao deixar sentimentos ruins irem embora, seu estado de espírito fica mais estável. Traz benefícios para seu corpo e seu emocional também. Portanto, pratique o perdão sem moderação.

Por onde começar Reforma Íntima

Quer receber o evangelho no seu e-mail?

Nome
E-mail
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Se você quiser saber mais sobre o assunto...