Segundo a lei de progressão dos mundos, a Terra já foi um mundo primitivo. Nesse momento ela é um planeta de provas e expiações e está evoluindo para ser um mundo de regeneração.
Como dito no Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo I, “Não Vim Destruir a Lei”, a Terra já esteve em um estado material e moral inferior ao de hoje e atingirá um grau mais avançado. Ela está em um período de transformação, logo será um mundo de regeneração. Essa é uma lei da natureza. Os mundos, como os Espíritos, também evoluem, já que nada fica estacionado na Criação.
O livro No Rumo do Mundo de Regeneração, recém psicografado por Divaldo Franco, pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda, dá um panorama geral dos esforços espirituais para ajudar a Terra a passar pela pandemia do Covid-19.
A Covid-19 nada mais é do que provas e expiações individuais e coletivas, levando a Terra ao seu novo estado evolutivo.
Além do Covid-19, no campo espiritual, muitas vezes invisível aos olhos, inimigos do Cristo também estão trabalhando para travar obsessões e piorar a vida das pessoas nesse momento. Os portões das regiões espirituais menos evoluídas se abriram, e os Espíritos inferiores estão entre nós para piorar o quadro do mundo.
Eles se entregam a vinganças, perseguições e estimulam crimes e condutas imorais. Obsessões estão mais viáveis, para que sejam pioradas as situações emocionais e psicológicas dos seres humanos.
No entanto, os Espíritos Superiores se organizaram para estarem em todos os lugares, até no meio dos cientistas, para amenizar a dor da luta que a pandemia trouxe.
O Covid-19 é a resposta para comportamentos imorais da sociedade que não cessam, já que os valores humanos precisam ser transformados.
A Misericórdia Divina tinha vários planos para nosso mundo evoluir para um planeta de regeneração sem a necessidade do sofrimento, porém nossa sociedade não provou ser digna disso. Então foi enviado o Covid-19.
Os benfeitores da Humanidade estão preparados para a pandemia há muito tempo. A pandemia vai se prolongar por mais de dois anos, se tornando pior do que a gripe espanhola.
A Covid-19 vai continuar a ser a causa da desencarnação de muitas pessoas, algumas pelo processo de mudança moral do planeta e outras que vão partir para o exílio, após um período nas respectivas comunidades a que se vinculam. Isso significa que Espíritos que não forem evoluídos o suficiente para continuar em nosso planeta que será de regeneração, infelizmente vão reencarnar em mundos menos evoluídos.
O trabalho dos Espíritos Superiores agora é de inspirar aos encarnados condutas saudáveis, como:
Cabe a nós também trabalhar isso em nosso cotidiano, em nós mesmos e na relação com o próximo.
Nesse momento é necessário, apesar de difícil, o equilíbrio mental, a confiança em Deus, as orações cheias de amor; esforços de caridade para aqueles que precisam. Todos esses atos dão origens a anticorpos que impedem a fácil contaminação.
Hábitos mentais de moral baixa, conversações vulgares e tóxicas, pensamentos negativos diminuem a força do equilíbrio mental e facilitam a propagação de doenças, a imunidade baixa e transtornos emocionais. Por isso, é muito importante que as pessoas nutram pensamentos, sentimentos e atos com base na fé, no amor e na caridade.
A educação moral é mais do que necessária nessa pandemia. Ela faz com que a passagem por esse período seja mais amena, atrai energia e Espíritos Superiores para nos ajudar com força e coragem.
Nossa sociedade está precisando aprender pela experiência do sofrimento trazido pela Covid-19 a fazer uma correção moral do comportamento e educação mental dos pensamentos.
Durante o trabalho espiritual com seu grupo aqui no Brasil, o Espírito Manoel Philomeno de Miranda observou que os pacientes que chegavam contaminados estavam acompanhados por Espíritos inferiores, sofrendo obsessões. Isso era resultado de falta de disciplina mental dos pacientes.
A Covid-19 veio para despertar nos seres humanos a verdade de que são seres imortais. Sentimentos baixos como raiva, mágoa, frustação, decepção, ódio, egoísmo e orgulho; estão devorando os corações por tempo demais, criando campos energéticos que propiciam obsessões e não fazem os Espíritos evoluírem. Além disso, a maioria tem levado a vida com preocupações materialistas e superficiais, em vez de se preocupar com a evolução do Espírito.
A Covid-19 é um convite para, em isolamento nos lares, melhorar o convívio com a família. Também, de perdoar aqueles que nos fizeram mal. Praticar a caridade dentro e fora de casa, não necessariamente caridade material, mas a caridade moral.
Também é um convite para nutrir pensamentos saudáveis, sentimentos frutíferos e atos baseados no bem. Desta forma, é possível transformar nosso interior para evoluir junto com o planeta Terra.
É isso que é recomendado pelos Espíritos Superiores. O ser humano foi chamado a se transformar com a epidemia.
É o momento de transformação. O primeiro passo é fazer uma reflexão de autoconhecimento. Verificar quais sentimentos e pensamentos nocivos você tem alimentado. Também analise suas atitudes e suas palavras. O que não estiver de acordo com os ensinamentos da Doutrina Espírita, você pode começar a mudar.
Deus sabe que a mudança demora, não acontece da noite para o dia. Ninguém vai dormir orgulhoso e acorda a mais humilde das pessoas. Porém, é necessário começar a transformação. A Covid-19 pode ser vista de duas formas: um período de vítimas, em que nada é justo e tudo está piorando, ou que o Senhor está nos levando para um mundo melhor, um mundo de regeneração, e nele só habitarão aqueles que também são evoluídos como o planeta.
É, por isso, que a mudança deve começar agora. Deus é paciente e misericordioso para entender nossos limites, portanto, não se autocobre demais. Faça o que puder e no seu tempo. A missão aqui é de passar pela pandemia da forma mais suave possível, transformando-se, e não de evitar o sofrimento.
Tenha esperança e fé em Deus e em Jesus Cristo. Faça sua parte praticando apenas o bem e sua travessia durante a pandemia será transformadora.