Jesus Cristo

Entenda a visão espírita de uma das personalidades mais famosas e antigas da terra: Jesus Cristo.

Jesus Cristo

jesus-cristo

No Livros dos Espíritos, Capítulo 1, “Dos Espíritos”, Allan Kardec questiona os Espíritos que o ajudavam na codificação da Doutrina Espirita acerca da origem dos Espíritos.

É dito que Deus cria os Espíritos, de forma ainda misteriosa para nossa compreensão.

Mais adiante, é posto que todos os Espíritos são criados iguais, sem privilégios em uma hierarquia, simples e ignorantes. O objetivo de cada um é de se aperfeiçoar e evoluir progressivamente, em todas a categorias de Espíritos, até chegar na etapa de Espíritos Puros.

É entendido então, que Jesus Cristo nasceu como um Espírito simples e ignorante. Ele passou pelos mundos primitivos, de provas e expiações, de regeneração, pelos mundos felizes até chegar no último patamar.

Na visão espírita, Jesus Cristo é um Espírito Puro, criador e governador da Terra, total responsável por seu destino desde sua criação.

Ele é o Espírito mais perfeito que já reencarnou na Terra, para ser o nosso modelo de aspiração evolutiva moral e intelectual.

Os ensinamentos de Cristo são a base do Espiritismo. A missão de Jesus é encaminhar a humanidade terrestre ao bem, disponibilizando condições para que todos os seres humanos evoluam em inteligência e em moralidade.

Cristo reencarnou na Terra quando a humanidade já tinha condições de receber Seus ensinamentos. Ele nasceu em uma época que os povos eram politeístas, ou seja, acreditavam em muitos deuses. Ele veio para unificar o Seu Evangelho e os Seus ensinamentos n’Ele e em Deus como único soberano.

Jesus Cristo veio ensinar as leis divinas para a sociedade da Terra. Ele veio para dar o verdadeiro sentido das leis de Deus aos homens. Ele veio ensinar que a verdadeira vida está no Reino dos Céus, pois somos Espíritos eternos.

Jesus ensinou o caminho para os homens traçarem até lá, nos advertiu sobre o destino das coisas futuras e os meios de nos reconciliarmos com Deus.

Jesus falou de tudo de uma forma mais simples, geralmente em parábolas, que é como o povo da época compreendia. Através do Espiritismo, essas leis são mais esmiuçadas e melhores explicadas.

Isso aconteceu porque agora somos capazes de compreender melhor através da codificação de Allan Kardec os ensinamentos de Jesus Cristo, através de suas obras e de obras que vieram depois, mas carregam também ensinamentos da Doutrina Espírita.

Segundo o Evangelho e segundo o Espiritismo:

“A lei do Antigo Testamento está personificada em Moisés; a do Novo Testamento, em Cristo; o Espiritismo é a Terceira Revelação de Deus (...)”.

O Espiritismo não veio para contrariar os ensinamentos de Cristo, mas para desenvolvê-los, explicar em termos mais claros suas alegorias. O Espiritismo é a obra de Jesus Cristo continuada na Terra.

A moral ensinada por Moisés era apropriada ao estado evolutivo, ou seja, de compreensão dos povos para os quais ele pregou.

Já Jesus Cristo iniciou uma doutrina da mais pura moral. A moral evangélica e cristã que vai renovar o mundo e aproximar os homens. A moral de Cristo deve:

  • Criar em todos os homens o amor ao próximo e a prática da caridade;
  • Criar em todos os homens uma solidariedade em comum;
  • Fazer valer a lei do progresso, que é uma lei natural na divindade, tanto para os Espíritos quanto para os planetas;
  • Fazer as ideias morais se desenvolverem nos homens;
  • Ser o exemplo perfeito da moral por Ele pregada.

O Espiritismo, como continuação dos ensinamentos de Cristo é de ordem divina. Suas ideias repousam nas próprias leis da natureza. A revolução necessária e solicitada por Cristo é de ordem moral, não de ordem material.

A Doutrina Espírita veio para elucidar a humanidade sobre o mundo espiritual. A vida terrena é apenas uma passagem para os Espíritos infinitos que somos.

Estamos reencarnados para expiar erros ou provar que aprendemos alguma lição moral.

Nossa vida verdadeira é no mundo espiritual. Nesse sentido, Jesus Cristo ensinou a necessidade de reformular nossos atos para evoluir o intelecto e a moral, com a promessa de uma vida futura.

O próprio “Evangelho Segundo o Espiritismo” são as leis morais de Cristo sobre o prisma da Doutrina Espírita.

Os milagres atribuídos à Cristo são apenas o fruto de sua evolução como um Espírito Puro. Ele sabia manejar as energias, empregando-as para o bem.

Ele não era dotado de nenhum poder sobrenatural. Ele é um Espírito com capacidade, recursos, inteligência, habilidades; evolução moral e intelectual já evoluídas ao máximo.

Ele deixou lições de amor ao próximo, o emprego do perdão e a substituição de pensamentos nocivos por pensamentos puros, afim de elevar a moral dos homens.

No capítulo “A Gênese Planetária”, do livro A Caminho da Luz, ditado por Emmanuel para Chico Xavier, é posto que Jesus faz parte de uma comunidade de Espíritos Puros. Eles foram eleitos por Deus para governarem as coletividades que habitam todos os planetas do universo. É Ele quem governa e organiza nossas encarnações na Terra, junto de seus eleitos Espíritos Superiores.

Jesus também foi o criador da Terra. Ele e sua legião de trabalhadores divinos criaram o nosso mundo.

Ao encarar a vida segundo os ensinamentos de Cristo e sobre a clareza da Doutrina Espírita, é possível entender que as adversidades e conquistas materiais, bem como a vida na Terra, são passageiras.

O que deve ser importante para nós é a vida futura, a expiação de erros do passado e semear uma vida melhor para colher coisas positivas no futuro.

Através da Doutrina Espirita, entendemos que Jesus Cristo passou por um número incontáveis de encarnações para se tornar um Espírito Puro.

E como criador e governador da Terra, sua missão divina é elevar cada um de nós ao mesmo patamar que ele, não importa quanto tempo demore, pois temos a infinidade pela frente.

E Jesus intercede por nós, como filho de Deus, nosso único Pai acima. Jesus é seu enviado e nosso guardião, não apenas do planeta Terra, mas de cada um de nós que vivemos aqui também.

Foi, por isso, que ele se apresentou para reencarnar entre nós e é por isso que a codificação de Allan Kardec, resultando na Doutrina Espírita, são sua herança para nós.

Quer receber o evangelho no seu e-mail?

Nome
E-mail
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Se você quiser saber mais sobre o assunto...