Francisco Cândido Xavier, popularmente conhecido como Chico Xavier (1912-2002) é um dos maiores médiuns brasileiros, e sem dúvidas, um grande líder espiritual.
Durante sua vida Chico psicografou mais de 400 livros sem receber o dinheiro para si, mas todo dinheiro arrecadado com as vendas de suas psicografias foi doado para instituições de caridade. Ao longo deste artigo vamos citar suas principais obras e resumir cada uma.
A obra psicografada em 1944 é o primeiro da série intitulada “A vida no mundo espiritual”. Neste livro conta sobre a Colônia Espiritual que é chamada de “Nosso Lar”, o livro é narrado através do Espírito de André Luiz contando sobre sua experiência desde o momento do desencarne e primeiros anos no Umbral passando por sua chegada na Colônia mostrando desde sua primeiras descobertas, conflitos, até o inicio de suas atividades na cidade nos diferentes ministérios, nos locais escuros e brilhosos dessa cidade espiritual que fica localizada em cima da cidade do Rio de Janeiro.
O Livro Nosso Lar permite que vejamos o que nos aguarda Mundo Espiritual, quando abandonarmos o corpo carnal pela morte física, nos ajuda a entender que a vida continua e que não há qualquer descontinuidade naquilo que somos, sendo a morte apenas uma transição. Acima de todas as coisas o Livro Nosso Lar mostra como a nossa descoberta da verdadeira vida, a eterna e imortal é difícil por conta do desapego material, mas ao mesmo tempo é ela e permeada de amor e esperança.
Existe também o Filme baseado no Livro Nosso Lar, esse também é possível ter um bom retrato dos pontos tocados no Livro.
Psicografado em 1944 conta pela visão do Espírito André Luiz que encontra os Ministérios das Comunicações em Nosso Lar, a colônia espiritual além-vida que todos irão após a morte física nesta terra. Nesse livro André Luiz narra sua experiência ao conhecer outras esferas espirituais junto com Vicente e Aniceto, aprendendo como as pessoas encarnam e desencarnam, adquirindo novos e bons aprendizados.
Publicado em 1957, a obra é dividida em 20 capítulos, tendo a visão do espírito André Luiz com seu companheiro Hilário na Mansão da Paz dirigida pelo caridoso Instrutor Druso. Neste livro mostra exemplos vivos de Ação e Reação ensinando de forma ampla sobre as ações e reações durante a vida e o além-vida. Mostrando claramente as consequências de nossos atos.
O Livro Ação e Reação, você observa diversas historias nas quais o ser humano na faculdade de seu livre arbítrio toma decisões equivocadas e essas decisões repercutem por mais de uma encarnação, como consequência de atos muitas vezes movimentados pela ganância e ou pelo ódio, deixando um rastro de culpa, as historias narradas mostram além da consequência a atuação da providencia divida que pelo amor e a misericórdia de Deus sempre permitem uma nova chance de reparação do mal cometido e consequente evolução dos envolvidos tanto na reparação do mal como no próprio processo de autoconhecimento que leva a elevação moral.
O livro psicografado por Chico Xavier é de autoria do espírito Emmanuel, foi publicado em 1939 pela Federação Espírita Brasileira. A história diz quais pontos foram essenciais para a transformação do planeta, abordando todos os detalhes da civilização.
Nesse livro Emmanuel explica como os diversos fatos e época estão nos guiando a uma evolução rumo a um planeta de paz e amor evoluindo sempre pela benevolência de nosso criador, explicando os diversos gatilhos de mudança que houveram ao longo dos tempos o Livro trata de mostrar como estamos amparados pela espiritualidade e como a coordenação de Jesus na governadoria espiritual de nosso planeja.
É o primeiro romance do Guia Espiritual de Chico Xavier, Emmanuel, a história retrata sobre a trajetória do seu guia encarnado como o senador Públio Lentulus de Roma. Durante a narrativa é mostrado como Públio encontra-se com Jesus, a busca pela redenção através da lei de ação e reação retrata a força da fé que restaura os corações doloridos pelas dores e aflições morais causadas pelas más escolhas. A história continua no livro “50 anos depois”.
O livro narra uma das encarnações do próprio Emmanuel, que naquele momento ainda se encontrava sem condições morais de aproveitar seu encontro com Cristo e nem mesmo de propagar o bem de forma desinteressada, no livro mostra a quantidade enorme de erros que ele comete naquela encarnação e que geraram muitas consequências futuras que são tratadas no livro 50 nos depois, de certa forma esses livros mostram as leis de causa e efeito na pratica e é um grande chamado a reflexão de nossas proprias ações.
É uma série de crônicas que retrata a longevidade, paz e a verdade, Sócrates e outros. Fala-se sobre as provações e aflitos sofridos no mundo corporal, esclarecendo o que é a morte de forma natural do qual todos experimentam na Terra e responde por seus atos perante a Justiça Divina.
Psicografado com o Espírito Emmanuel, Guia Espiritual do Chico Xavier, o livro traz as reflexões sobre a luta que enfrentamos conosco para buscar todo o aperfeiçoamento moral. As palavras seguem orientações do Plano Superior, sendo 180 capítulos que abordam sobre o Evangelho, Atos e Epístolas dos Apóstolos. O livro é muito usado para a harmonização dos cultos no lar, a fácil e rápida leitura frutificando a moral e espiritualidade do leitor.
É um dos romances mais sublimes do espírito Emmanuel, visto que narra a história de amor entre Alcíone e Pulux que reencarna juntos para expiar seus delitos e necessidades. Por conta disso, suas vidas tornam-se cada vez mais difíceis e a renúncia ao amor, necessária. A história cativa onde amor e justiça divina se entrelaçam e completam.
O livro psicografado por Chico Xavier teve o espírito Humberto de Campos como autor. Neste livro é narrado pequenos ensinamentos sobre a passagem de Jesus na Terra, as lições do mestre e as passagens mostram com precisão a amorosidade de Jesus Cristo. O livro é detalhista e, para primeira leitura, é fantástico. Cada passagem traz mais amor e detalhes ricos.
Através deste livro você terá explicações sobre ciência, religião e filosofia, que são a tríplice da Doutrina Espírita. A obra oferece ensinamentos que auxiliam na meditação sobre determinados assuntos que nos fazem compreender o Espiritismo como o Consolador prometido por Jesus Cristo.
A obra oferece diversas reflexões e ensinamentos sobre o amor ao próximo, compaixão e, principalmente, a vida em busca da moral e a educação. Jesus no lar é narrada as lições que o Mestre realizou na casa de seu discípulo Simão Pedro, por conta disso, a obra lhe leva a apaixonar-se ainda mais pelos ensinamentos divinos e frutificará seu lar com as práticas que o bondoso Jesus mostra.
A história conta os laços de pessoas que contém amor e ódio, através desse laço eles experimentam a reencarnação e tem a chance de reconciliar-se. É por este livro que podemos nos apaixonar mais ainda pelo ensinamento de Jesus quando diz “Perdoai aos vossos inimigos” trazendo lindas lições do valor do perdão, reconciliação e a graça da evolução moral e espiritual que enfrentamos em vida e no além-vida.
Cada livro de Chico Xavier oferece um ensinamento, é claro, se você está disposto a evoluir juntamente com o que é mostrado em cada um de seus livros que são experiências vividas pelos espíritos que o viveram, como Emmanuel, Humberto de Campos e o espírito André Luiz.
As palavras de consolo, amor e fé mostram a importância do conhecimento para com as atitudes imorais, abrem nossos olhos para novos direcionamentos, como perdão e a reconciliação em vida para com aqueles que possuímos desafeto.
É por prática dos ensinamentos de Jesus e a antevisão do que virá no além-vida que podemos exercer com gratidão a graça de viver a cada dia.
O próprio Chico Xavier ensina também sobre a caridade ao doar todo o dinheiro do sucesso dos seus livros em instituições de caridade, transformando o conhecimento em amor acessível para todos aqueles que buscam conhecer ainda mais a Doutrina Espírita e o divino amor e comunhão com o Mestre e todos aqueles que convivem conosco.