Antes de adentrar sobre o assunto da data limite de Chico Xavier é preciso esclarecer que não apenas os Espíritos, mas os mundos também evoluem. Isso é uma das leis imutáveis de Deus.
Portanto, a Terra já esteve em um grau mais primitivo. Hoje ela é considerada um mundo de provas e expiações. Isso significa que a Terra é a morada de Espíritos que já são mais inteligentes. No entanto, ainda existe muita imperfeição moral entre nós. Na Terra, o mal ainda predomina sobre o bem.
A Terra está evoluindo para ser um mundo de regeneração. Nele, os habitantes vão repousar e terminar de se purificar para alcançar mundos mais superiores. O bem vai prevalecer sobre o mal.
Isso é ensinado na primeira obra codificada por Allan Kardec, O Livros dos Espíritos e n’O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Mesmo a sociedade faz seu progresso. Os homens progridem como os mundos. A Terra faz seu progresso e acompanha a jornada evolutiva da sociedade.
As civilizações têm graus de desenvolvimento, como os Espíritos. O progresso é natural e necessário. Uma civilização realmente aprimorada é aquela em que todos os homens já têm maior aprimoramento moral.
O avanço evolutivo de um mundo não é baseado somente em seus avanços tecnológicos, embora isso também seja um fator de progresso. Por isso é recomendado praticar a caridade cristã. Só assim cada um vai se preparar para merecer ser habitante de um mundo de regeneração.
Todos os Espíritos na Terra já habitaram outros mundos. Chegou a hora da renovação. Espíritos que não alcançaram um grau de elevação para viver em um mundo de regeneração serão enviados novamente a mundos inferiores.
O Espírito nem sempre pode escolher o mundo que vai habitar. Isso só ocorre caso ele tenha méritos para tal e nunca pode ser um mundo mais evoluído do que o Espírito. O grau de elevação de um Espírito define em qual mundo ele vai reencarnar se ele não escolher.
Todos os mundos estão submetidos à lei do progresso. Isso significa que todos são criados como mundos primitivos e passam por todos os graus de evolução. No Livro dos Espíritos já é dito que a Terra vai se transformar. Ela vai ser um paraíso perto do que é hoje.
Chico Xavier declarou no programa Pinga-Fogo em 1971 que os países mais influentes da Terra não poderiam entrar em guerra. Dessa forma a Terra seria merecedora de uma nova era extraordinária.
O trabalho mais rude que os homens fazem seria extinto. A mente de todos seria reeducada para cuidar melhor do planeta. O preço para tal avanço seria manter a paz.
Além disso, seria necessário aplicar a Doutrina Espírita para suportar uns aos outros, quando não fosse possível amar uns aos outros, conforme os preceitos de Jesus. A transformação aconteceria no próximo milênio.
Caso nenhuma guerra de extermínio ocorresse nos próximos 50 anos, então a humanidade poderia aguardar realizações extraordinárias da ciência. A data limite de Chico Xavier começou no dia em que o homem pousou na lua e terminou dia 20 de julho de 2019.
Chico Xavier foi adiante e anunciou que o homem poderá usar a lua para construir estruturas de interesse da humanidade, como estufas de vidro e pontos de observação da galáxia. Além disso, nós poderíamos entrar em contato com outros seres além dos moradores da Terra.
Dessa forma o período bélico da Terra será encerrado. Nós vamos entender de uma vez que fazemos parte de uma família universal.
N’O Evangelho Segundo o Espiritismo existe a categorização e as características dos diferentes graus de evolução dos mundos. Vale lembrar que todos os mundos já passaram ou vão passar por todos os graus. Isso é a lei do progresso de Deus.
É um grau evolutivo inferior ao que a Terra está atualmente. Existem povos selvagens. Seus habitantes têm a forma humana, mas beleza rudimentar. Os instintos primitivos são mais seguidos e não existem traços de delicadeza ou benevolência. A força bruta é a lei. Os habitantes dos mundos primitivos dedicam suas vidas à procura de alimentos. Deus considera todos estes Espíritos como crianças em crescimento.
A Terra entra nessa categoria. Aqui a inteligência já se mostra como fator determinante. No entanto, os habitantes ainda estão carregados de vícios e uma grande imperfeição moral.
É por isso que um mundo de provas e expiações é marcado pelo sofrimento. Isso é consequência de nossas expiações. A Terra também tem a característica de ser um mundo de exílio para os Espíritos rebeldes contra as leis de Deus. Através das provas e expiações os moradores da Terra expiam suas faltas e se aprimoram na inteligência e na moral.
Os mundos regeneradores são mundos de transição das provas e expiações para mundos felizes, que são superiores. São mundos em que Espíritos arrependidos podem descansar e se purificar.
Os habitantes ainda estão sujeitos às leis da matéria. No entanto, vários defeitos morais já foram combatidos. O amor está presente em todas as relações sociais. Os mundos regeneradores possuem a aurora da felicidade. Ainda existem provas para os habitantes de tais mundos, mas não existem as angústias das expiações.
Nesses mundos, os Espíritos ainda são falíveis. Eles podem não avançar no caminho do progresso e voltar para os mundos de provas e expiações.
Os mundos felizes são superiores. A forma dos corpos também é humanizada. Porém, é mais embelezada, aperfeiçoada e purificada. O corpo não tem mais necessidades materiais. Os sentidos são mais aguçados. O corpo viaja com mais leveza e rapidez já que é mais sutil. Não existe mais sofrimento ou paixões terrenas, e sim inteligência e aprimoramento moral elevado.
A relação entre os povos é sempre amigável. Elas não são perturbadas pela ambição, nem guerras. Não existem mestres, nem privilegiados pelo nascimento. O que conta é a superioridade moral e intelectual. Nenhum homem se sente superior a outro.