O nome completo dele foi Francisco Cândido Xavier, mas ele é conhecido Brasil afora como Chico Xavier.
Junto com seu mentor Emmanuel, Chico Xavier psicografou 450 livros e pelo menos 10 mil cartas de Espíritos desencarnados.
Chico Xavier desencarnou com 92 anos, no ano de 2002. No período em que viveu, Chico Xavier deixou muitas lições e ensinamentos incríveis.
“O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros.” - Chico Xavier.
Chico Xavier foi um médium espírita muito famoso. Ele pautava suas lições na Doutrina Espírita e nos ensinamentos de Jesus Cristo.
N’O Evangelho Segundo o Espiritismo há um capítulo todo dedicado à lei do amor. Ela resume toda a Doutrina de Jesus. É um sentimento elevado acima dos instintos primitivos que é recomendado combater. Um Espírito em evolução deve amar ao próximo da melhor maneira que puder. Desse modo só vai colher os frutos de seu progresso espiritual futuramente.
A semente do amor está plantada em todo Espírito. Ela é cultivada e progride conforme nossas qualidades morais se aprimoram. Através do amor verdadeiro e puro é possível encontrar felicidade na vida terrena. É uma evolução difícil e vagarosa, mas é possível, através de uma transformação interna aplicada a pequenas práticas no cotidiano. Esse amor é contrário a todos os defeitos morais.
“Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.” - Chico Xavier
Os Espíritos são criados por Deus da mesma maneira. Nenhum é criado mau ou bom. Nem Jesus Cristo foi criado com superioridade moral e inteligência elevada. Ele passou por todas as fases da evolução de um Espírito, por isso é um Espírito Puro.
Um fator muito importante sobre nosso progresso é o livre-arbítrio. Cada Espírito, seja encarnado ou desencarnado, escolhe seu próprio caminho.
É ensinado no Livros dos Espíritos que o livre-arbítrio se desenvolve conforme o Espírito adquire consciência de si mesmo. Então o Espírito tende mais para seguir instintos primitivos e defeitos morais ao longo de suas reencarnações ou escolhe se aprimorar e evoluir. Em nenhuma reencarnação o Espírito deixa de aprender alguma coisa. E o Espírito só progride, nenhum regride na escala de evolução. Por isso é tão importante o conhecimento da Doutrina Espírita para sua transformação moral.
“Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão.” - Chico Xavier
Uma lição do Espiritismo é que o acaso não existe. Tudo foi planejado antes de seu nascimento e na maioria das vezes você ajudou a moldar sua reencarnação. Alguns encontros e mudanças ocorrem conforme você está em sua jornada, mas os principais acontecimentos já estão programados.
Ainda no Livro dos Espíritos é colocado que através do livre-arbítrio você escolhe suas próprias provas e expiações. Isso com a finalidade de evoluir.
Só há uma exceção: através da reencarnação compulsória. Ela acontece sem escolha do Espírito ou até mesmo sem seu conhecimento. Uma reencarnação compulsória só é aplicada a um Espírito que precisa passar por um longo período de expiações.
“Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem.” - Chico Xavier.
N’O Evangelho Segundo o Espiritismo é possível aprender a não julgar os outros, apenas a si próprio. Isso combate o orgulho, já que você percebe seus próprios defeitos morais e pode corrigi-los com humildade. Julgar os outros é contrário a prática da caridade que é modesta, simples e tolerante. O orgulho é um dos principais vilões contra sua evolução moral. Não existe Espírito perfeito na Terra que não tenha vícios e defeitos morais para aperfeiçoar. Portanto, pensamentos e ações que julgam o próximo são nocivos. O homem deve ajudar no progresso dos outros, não os julgar. Se um Espírito já alcançou a devida elevação moral ele deve ser um exemplo para os outros, como Jesus Cristo.
“A humildade não está na pobreza, não está na indigência, na penúria, na necessidade, na nudez e nem na fome. A humildade está na pessoa que tendo o direito de reclamar, julgar, reprovar e tomar qualquer atitude compreensível no brio pessoal, apenas abençoa.” - Chico Xavier
A humildade verdadeira é o contrário do orgulho. É uma qualidade moral que deve ser exercida para sua evolução na Terra. A humildade faz com que você ajude o próximo sem esperar nada em troca e sem o sentimento de vaidade ou superioridade.
Ser humilde não é ser pobre, nem é baseado na necessidade de coisas materiais, como é por vezes ensinado de maneira errada. A humildade é uma qualidade elevada da prática do bem e do amor. Mesmo sofrendo as tribulações da vida, você pode ser humilde e não orgulhoso.
É necessário ser generoso e caridoso. Para isso é recomendado quebrar aos poucos o orgulho. Não é preciso mudar de uma vez e isso nem é viável. No entanto, aos poucos, você pode diminuir o orgulho e elevar sua humildade.
“Perdoa agora, hoje e amanhã, incondicionalmente. Recorda que todas as criaturas trazem consigo as imperfeições e fraquezas que lhe são peculiares, tanto quanto, ainda desajustados, trazemos também as nossas.” - Chico Xavier
Jesus pregou que é necessário perdoar o nosso irmão não apenas sete vezes, mas setenta vezes sete. Isso significa perdoar sempre. Isso é ser paciente, caridoso e generoso, três qualidades que combatem os defeitos morais.
O perdão não deve ser apenas da boca para fora. Você pode demonstrar através de ações que perdoou. Perdoar é dar a prova da afeição verdadeira, já que ninguém é perfeito.
Se você deseja que perdoem seus erros, deve fazer o mesmo. Perdoar é não remoer sentimentos e pensamentos negativos. Isso atrai só o bem para você.
O perdão tem que vir do coração e não condenar ou esperar uma espécie de vingança. Se você perdoa de coração porque entende que também é um Espírito que erra, já pratica o perdão do coração. Não é fácil, mas deve ser colocado em prática.