O projeto “7 minutos com Emmanuel” foi previamente disponibilizado como áudio. Depois virou livro. Emmanuel compila ensinamentos do Evangelho de Jesus na obra. Confira alguns ensinamentos de Emmanuel no áudio e no livro com suas devidas explicações.
"Nisto consiste o amor: em viver conforme seus mandamentos. E o primeiro mandamento, como aprendestes desde o início, é o que vivais no amor.” - Emmanuel
O maior mandamento de Jesus Cristo é a lei do amor. Os sentimentos são os instintos primitivos que foram combatidos e se transformaram em qualidade moral. O amor verdadeiro é exercido com:
Com a generosidade para com o próximo, você também pratica a caridade material e a caridade moral. A caridade moral é a mais importante já que envolve tratar o próximo como você quer ser tratado.
Através da benevolência você se relaciona sem vaidade ou orgulho. Isso significa que você não acha que é superior a ninguém em nenhuma área da vida.
Tais qualidades permitem que o próximo seja aceito como ele é sem querer modificá-lo. Além disso, requer o perdão todas as vezes que for necessário. Todos nós erramos e é nisso que deve se basear nosso relacionamento com o próximo.
Por isso o amor é a essência divina. Ela requer o mais alto grau de elevação moral. Isso não significa que você vai conseguir praticar o amor como Jesus e Emmanuel ensinaram do modo mais puro rapidamente. Porém, Emmanuel faz um convite para começar essa transformação de acordo com o tempo de cada um.
"Pois que alcançais o fim da vossa fé, a saber, a salvação das vossas almas." - Emmanuel
A fé ativa é muito ensinada no Espiritismo. Ter fé mesmo quando há muitas tribulações no caminho é um ato de coragem. A fé ativa é a confiança em si mesmo de que você vai conseguir passar pelas tempestades ou alcançar seus sonhos. N’O Evangelho Segundo o Espiritismo a fé é caracterizada em duas: fé divina e fé humana.
A fé divina é a confiança em Jesus Cristo e em Deus para a jornada da vida. Ela é praticada com resignação. Ou seja, você aprendeu que não tem o controle de tudo e deixa nas mãos d’Ele o que não pode modificar. Isso requer coragem.
A fé humana é a vontade de querer. Através de autoconfiança e fé ativa, que não larga tudo nas mãos do divino, você também dá os passos necessários para conseguir o que necessita. Através da fé não existem más tendências que não podem ser vencidas. Ou seja, através da fé humana você pode passar com mais coragem para passar pelas tribulações, se transformar moralmente e conseguir o que deseja. A fé divina e a fé humana devem andar juntas segundo o Espiritismo.
"Tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes, enganando-vos a vós mesmos!" - Emmanuel
Não adianta apenas estudar o Espiritismo e se autoproclamar cristão. Você precisa colocar atos e pensamentos no seu cotidiano para aos poucos transformar seus defeitos morais em qualidades morais. Isso significa enfrentar com coragem as provas e expiações, já que você sabe que tudo tem um propósito. Isso também é confiar na Doutrina que prega a reencarnação.
É necessário ser um exemplo do que a Doutrina Espírita ensina. Os verdadeiros espíritas são reconhecidos pelo número de aflitos que consolam, pelo amor ao próximo, pela sua abnegação e altruísmo. Isso não deve ser feito para aumentar sua vaidade ou mostrar superioridade. É difícil chegar a esse patamar de evolução. Mas Emmanuel pede que você comece sua transformação. Não seja apenas um aluno da Doutrina Espírita, mas um praticante dela.
"Mas é preciso que a perseverança produza obra perfeita, a fim de serdes perfeitos e íntegros sem nenhuma deficiência." - Emmanuel
A perseverança é a qualidade de uma pessoa que não desiste facilmente. É uma constância diante da vida. Emmanuel propõe a perseverança para com nossa reforma íntima. Ou seja, para nossa transformação moral. Deus nos concedeu várias vidas porque é impossível evoluir tudo que é necessário em apenas uma vida. Nem por isso é sensato deixar tudo para depois. É hora de perseverar na sua mudança. Em transformar o orgulho em humildade, por exemplo. Ninguém vai mudar da noite para o dia, mas é necessário começar. E para mudar totalmente é recomendado muita perseverança.
"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, amor e moderação." - Emmanuel
A ideia de que Deus castiga e pune já foi refutada pelo Espiritismo. As tribulações de nossas vidas são consequências diretas de nossas ações nessa mesma vida ou em vidas anteriores. No Livro dos Espíritos fica claro que Deus tem suas próprias leis. Todas as nossas ações estão submetidas a tais leis. Porém, não é Deus que distribui punições ou recompensas. São nossos próprios atos através do livre-arbítrio. O livre-arbítrio deixa o Espírito escolher se ele vai seguir o bem ou o mau. Jesus Cristo e a Doutrina Espírita já nos ensinam quais são esses caminhos. Por exemplo, ser egoísta ao invés de altruísta é um caminho fácil porque atende aos nossos instintos primitivos. Se um Espírito só plantou sementes negativas ele só vai colher isso no futuro, tanto em expiações quanto provas. Por isso é tão importante a transformação moral. Para que nossos pensamentos e ações estejam equilibradas com as leis de Deus e nossa semeadura seja boa.
“Acautelai-vos, para não perderdes o fruto de nossos trabalhos, mas, ao contrário, receber pela recompensa.” - Emmanuel
Através da Doutrina Espírita é possível aprender que nossa semeadura de hoje não necessariamente vai dar frutos nessa vida. Tanto Jesus como Emmanuel falam da vida futura, que é a nossa verdadeira vida. É espiritual. Estamos aqui na Terra apenas de passagem para passar por expiações e provas. Em geral, isso foi solicitado por nós mesmos antes da reencarnação. Por isso é importante ficar atento sobre a qualidade de sua semeadura. Se você está plantando coisas boas e baseadas nos ensinamentos de Cristo ou está plantando sementes ruins. A felicidade de sua vida espiritual depende de seus pensamentos e ações hoje.