O passe espírita é o processo de transmissão de energia que ocorre quando uma pessoa transmite energia para outra, em maior ou menor escala. É a transfusão energética que ocorre no Centro Espírita quando o passe é performado por um médium aplicador de passe, também chamado de médium passista.
Antes que a sessão terapêutica seja iniciada, é imprescindível que o trabalhador espiritual encarregado do passe tire alguns minutos para harmonizar todos os seus centros energéticos.
É preciso que ele esteja, além de sensibilizado e completamente conectado com o momento, livre de cargas negativas. O trabalhador também precisa estar tranquilo, com a mente conectada com Deus e os Bons Espíritos.
Além da preparação feita pelo passista, o paciente em questão também deve ser colocado em um estado mental de conexão com Deus e com o mundo espiritual, para que os efeitos do passe sejam aproveitados ao máximo.
Ademais, é de suma importância que o local onde esteja sendo realizada a reunião tenha uma capacidade energética de hospedar adequadamente o procedimento. Durante a preparação das pessoas envolvidas, o Centro Espírita passa, da mesma forma, por uma harmonização pelos Espíritos Superiores.
Existe a necessidade desses preparativos de caráter energético do procedimento. O princípio desta terapia espiritual é a troca do fluído vital, concedido pelos Espíritos que desejam agir em prol do bem comum, oferecendo alívio e redução das dores daqueles que precisam através do médium passista. Então, entendendo suas premissas, sabe-se que a purificação de todos os elementos é fundamental a fim de que não haja uma intoxicação negativa.
O procedimento em si acontece quando o paciente se senta e o passista aproxima suas mãos enquanto canaliza toda energia disponível e providenciada pelos Espíritos auxiliadores para o paciente. Os passes também podem ser realizados por intermédio do olhar, do sopro ou até da mentalização à distância.
Existem quatro tipos de passe, mesmo que passem por processos muito similares, que dependem de onde a energia que será transferida tem origem. Estes são:
Em adição aos diferentes tipos de passe, existem também diferentes técnicas e mecanismos de execução.
Os benefícios dos passes espirituais são diversos. Estes aliviam desde dores físicas, como dores de cabeça, problemas gastrointestinais, problemas cardíacos até distúrbios psíquicos. Podem acalmar anseios, tristezas, aflições e muitos outros. Isso porque o realinhamento energético promove a harmonização dos centros magnéticos e, consequentemente, do Espírito, trazendo, assim, equilíbrio e estabilidade.
Apesar de não existirem contraindicações para o tratamento dessa fluidoterapia, é necessário saber que ela não performa milagres. Não é um remédio. As forças, magnética e espiritual, concedidas têm o objetivo de oferecer claridade e serenidade para as perturbações, para que aquele que estava aflito tenha prudência para elaborar seus conflitos internos.
Por isso, caso você esteja doente, os passes são um tratamento complementar e não exclui o tratamento médico.
Por mais que existam equívocos sobre o cargo de passista, este não é exclusivo para certos médiuns e trabalhadores espirituais, mas sim uma faculdade que pode, e deve, ser desenvolvida por todos aqueles que desejam agir em prol do bem de Cristo.
De tal forma que a mediunidade passista deve ser praticada por amor e compaixão, sem distinção de religião ou qualquer outra classificação.
A mediunidade passista, antes de curar quem procura o alívio, cura aquele que se oferece para fazer o trabalho espiritual com genuinidade e benevolência. Todo e qualquer Espírito provido de energia magnética pode exercer a sua mediunidade em proveito do bem do próximo.
Apesar de não existirem especificações de quem pode ou não assumir esse cargo, Espíritos em extremas perturbações e desassossegos, não são aptos a realizar a prática. O motivo é por não ressoarem frequência energética e por estarem desarmonizados consigo mesmos, os impedindo de exercer o papel de ponte e prover o fluído magnético da cura.
Além disso, é necessário muito estudo e cada Casa Espírita tem etapas para que o trabalhador se torne um médium passista.
O procedimento de passe espiritual, apesar de estar totalmente vinculado com a espiritualidade, não é exclusivo da Doutrina Espírita. Ele é fruto da essência energética espiritual de todas as almas, encarnadas ou não. Todos aqueles que procuram por alívio ou apenas desejam passar pela harmonização são bem-vindos a usufruir da prática, cabe a estes apenas estar conectados com o seu próprio ser e ter fé no poder da espiritualidade, afim de receber toda bênção que será oferecida a si.