O Espiritismo é cristão?

Descubra a principal dúvida dos não-espíritas: o espiritismo é realmente cristão? O que é ser cristão? Saiba mais sobre o tema!

O Espiritismo é cristão?

N’O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo I, “Não Vim Destruir a Lei”, fica claro que a Doutrina Espírita é a verdadeira doutrina cristã. “Doutrina” é um conjunto de princípios que servem de base para um sistema religioso, no caso, a base do Espiritismo.

O próprio O Evangelho Segundo o Espiritismo é colocado dessa forma:

“Muitas passagens do Evangelho, da Bíblia e de outros autores sagrados, em geral, são de difícil compreensão; muitas até parecem absurdas, devido à falta de uma chave para entender o verdadeiro sentido. Esta chave está inteiramente no Espiritismo (...)”

A Doutrina Espírita é basicamente a doutrina de Jesus Cristo. É a continuação de Seus ensinamentos através dos Espíritos e da codificação de Allan Kardec.

Para o Espiritismo, Jesus Cristo é um Espírito Puro, que começou como todos nós, em um mundo primitivo e alcançou o estágio final de sua evolução. Ele é o governador e criador da Terra.

Quando reencarnou na Terra, Jesus veio com o único propósito de mostrar quais os caminhos que nos levam até Deus, até a evolução máxima. Ele nos mostrou como nos reconciliarmos com Deus e nos advertiu sobre as tribulações das coisas que ainda estavam por vir.

No entanto, mesmo em uma reencarnação bela e frutífera, Jesus Cristo não ensinou tudo. Então, foi preciso que a Ciência evoluísse para trazer o Espiritismo, que foi codificado através de uma metodologia científica por Allan Kardec.

O intuito maior do Espiritismo é revelar aos cristãos a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo material.  Jesus Cristo muitas vezes falou sobre isso, mas foi incompreendido na época.

O Espiritismo vai de encontro com todos os ensinamentos de Jesus Cristo e além, porque é uma religião com base científica.

Através do Espiritismo, os ensinamentos de Cristo recebem seu complemento, agora que estamos mais evoluídos para entendê-los. Jesus Cristo começou a ensinar a moral mais pura, que deve aproximar os seres humanos e torna-los mais fraternos. Essa moral deve transformar a Terra, através da caridade e amor ao próximo.

É a lei do progresso, que todos nós como Espíritos passamos, de estágio em estágio. O Espiritismo é a alavanca que Deus usa para avançar a Humanidade da Terra.

Chegou o tempo em que as ideias morais devem se desenvolver, para que os Espíritos e o planeta Terra progridam. Jesus começou a obra e o Espiritismo a concluirá.

A revolução que é necessária em nosso planeta é de aspecto moral, para caminhar para frente através da lei do progresso.

Todo O Evangelho Segundo o Espiritismo é baseado em ensinamentos do Cristo, com mais clareza e profundidade. Os capítulos começam com parábolas de Cristo. Isso configura a Doutrina Espírita como cristã.

O ponto central do ensinamento de Cristo é dito em sua fala “Meu reino não é deste mundo”. Ele se refere à vida futura, que todos os Espíritos devem chegar, cada qual em seu tempo. Sem essa vida futura todos os preceitos morais ensinados por Cristo não teriam razão de existir. Agora que nós estamos preparados para entender melhor, o Espiritismo veio complementar o ensinamento de Cristo.

Através do Espiritismo, é mostrado que a vida futura não é uma questão de fé. Os Espíritos e a vida além-túmulo existem. Por isso, a vida espiritual é infinita e a vida terrena é passageira. A morte é apenas uma passagem. É por essa certeza na vida futura que o Espiritismo prega trabalhar em melhoria de nossa moral.  

Por confiança e certeza na pluralidade das existências, ou as várias encarnações que passam os Espíritos, Jesus Cristo faz entender que é preciso abnegação, humildade, caridade e benevolência, desenvolvendo as qualidades morais para chegar até a plenitude de seu estágio evolutivo.

Os ensinamentos de Jesus estão em grandes obras da codificação da Doutrina Espírita, como O Livros dos Espíritos, O Livro dos Médiuns e o próprio O Evangelho Segundo o Espiritismo, três obras de muita importância para a Doutrina Espírita.

Portanto, é possível esclarecer que o Espiritismo é a continuação dos ensinamentos de Jesus Cristo, através de uma metodologia científica codificada, com respostas de Espíritos Superiores, por Allan Kardec.

Quais são os preceitos básicos do Espiritismo?

Os preceitos básicos do Espiritismo, que vão de encontro com os ensinamentos de Jesus e além deles, são:

  • Deus: Ele é eterno, imutável, imaterial, único, todo-poderoso e soberanamente justo e bom;
  • Espírito: o Espírito de cada um é imortal e indestrutível. Ele existia antes da nossa vida terrena atual e vai continuar vivo após a morte do corpo físico.
  • Progresso espiritual: Os Espíritos são criados simples e ignorantes, mas todos estão predestinados à perfeição, atingindo por seu próprio mérito, através do aprimoramento moral e do desenvolvimento da capacidade intelectual;
  • Reencarnação: O Espírito imortal retorna às vidas terrenas quantas vezes foram necessárias até se tornar um Espírito Puro;
  • Comunicação com os Espíritos: Para o Espiritismo, o intercâmbio entre o mundo físico e espiritual é natural;
  • Jesus Cristo: Jesus é um Espírito modelo de perfeição moral que nós temos como exemplo, além de ser governador e criador da Terra;
  • Livre-arbítrio:  O Espírito é o dono de seu destino e tem autonomia para fazer suas escolhas.
  • Causa e Efeito: Através do livre-arbítrio é possível fazer as escolhas e trilhar os caminhos da vontade do Espírito, no entanto, há sempre consequências segundo os desígnios divinos para suas ações.

Em uma passagem da Bíblia, Jesus prometeu um outro Consolador para os seres humanos:

“Se me amais, guardai meus ensinamentos - e eu pedirei ao meu Pai e Ele vos enviará um outro consolador, a fim de que permaneça eternamente convosco (...)” (João, XIV: 15-17 e 26)

O Espiritismo veio, no período certo, cumprir a promessa de Cristo. Através da Doutrina Espírita, Jesus nos oferece a explicação para muitas dúvidas: “dá o conhecimento das coisas, que faz o homem saber de onde vem, para onde vai e por que está na Terra, lembrança dos verdadeiros princípios da lei de Deus e consolação pela fé e esperança”, como está n’O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Assim, a Doutrina Espírita nada mais é do que a verdadeira continuação dos ensinamentos de Cristo, que Ele mesmo prometeu quando encarnou na Terra como nosso maior exemplo de moral.

Quer receber o evangelho no seu e-mail?

Nome
E-mail
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Se você quiser saber mais sobre o assunto...