Olá boa noite a todos agradeço a Deus que nos aparece hoje o tema proposto ele é: Cego é uma expiação muito difícil.
Para todos nós que estamos encarnados no planeta terra há dois tipos de cegueira, a espiritual e a cegueira material, do corpo físico, mas vamos tentar conciliar as duas:
Imaginando que Jesus com muito dor no coração desceu a terra ele veio parar aqui no centro São Vicente viu aquela fila imensa no pronto socorro pegou e entrou, olhando aquela fila imensa de pessoas doentes, ele pegou entrou viu o jaleco assim pendurado ele colocou, tinha uma salinha vazia entrou e chamou, vem o próximo, o próximo é um cadeirante ele entrou empurrando a roda e aí Jesus olhou situação dele pois a sua mão e falou” levanta-te e anda” o cadeirante pegou levantou firmou até ele mesmo pegou levou sua cadeira de roda, o próximo antes de entrar perguntou e aí meu chapa como que é esse novo médico? Responde o cadeirante igual a todos os outros nem a mão em mim colocou. Muita das vezes nós somos que nem Tomé queremos aquela situação aconteça como pensamos que aquela dívida suma , para que aceitemos a cura temos que ver um milagre que vem aquilo que Deus nos propõe.
Vou dar um testemunho pessoal, entre os anos de 91 e 94 eu trabalhava aqui no Centro espirita como Obreiro no que antigamente era o atendimento fraterno, fui chamado a orientação espiritual e aqui nessa sala eu fui recebido para participar da Orientação espiritual, eu sentei ao lado do Médium em seguida iniciou a comunicação através do médium e o espirito pergunta, quem é esse aí ? o dirigente da casa responde é um obreiro aqui da casa, então ele pergunta, qual é o problema? Eu comentei que estava tendo muitos pesadelos e que um alguém me sufocava imensamente que eu por isso que eu queria correr isso aí me despertar e depois quando acordar não queria mais dormir e isso acontecia diariamente e aí ele falou para o dirigente fala pra ele continuar fazendo o que está fazendo que vai passar.
Fiquei chateado com o que aconteceu eu estava no começo do espiritismo, o espirito não fala comigo através do Medium falava com o dirigente da casa e nem me conhecia mesmo eu sendo Obreiro a 3 anos eu pensei que espírito estranho eu nessa situação e assim pensando na fé raciocinada, mas aquele que ver como Tomé ver para crer, mas então os sonhos, os pesadelos continuaram, em alguns dias eu fui dormir e acordei na mesma situação no sono quando me sentir enforcado eu parei um pouco comecei em vez de querer fugir eu comecei a pedir perdão perdoa meu amigo eu sei que você desistiu das pessoas que você ama para ficar comigo, logo eu que fiz tanto malpara você, hoje eu reconheço e nesse momento eu te peço perdão, eu sei que eu não sou ainda não um espírito bom, mas estou tentando estou tentando mesmo patinando eu estou tentando melhorar, me perdoa, me desculpe por você desistir do seu progresso para ficar comigo que Jesus possa te abençoar. Nesse momento no escuro não percebi bem, mas eu tive o sentimento que uma criança veio desligou os laços que nos uniam e pronto agora os dois estão livres e refletindo depois quando acordei emocionado eu verifiquei que o espírito que nem para mim veio falar era meu mentor espiritual, sabendo da minha soberba, do meu orgulho, perguntou quem é esse aí? e hoje eu compreendo e graças a Deus por ele permitir que eu continue me disse tudo que eu continuasse para que a minha compreensão do que realmente é a vida de um espírito eterno que nós somos.
O que a doutrina espírita nos falamos antes eu sabia, mas não estava colocando em prática Deus é amos e misericórdia, Jesus que a luz do mundo, ele tanto a mim o verdugo do passado quanto a isso irmão querido que estava me suportando queremos justiça pelas próprias mãos, mas na realidade então situação me fez compreender um pouquinho mais, só abrir meus olhos da minha cegueira espiritual, todos nós somos seres em evolução, uns mais outros menos então nós temos que tentar compreender e a doutrina espírita, temos que auxiliar para que nós possamos tirar as escamas dos nossos olhos espirituais outro momento de passagem de cegueira espiritual foi com Jesus:
Foi ao encontro Jesus um jovem muito rico, quando soube que Jesus estava na sua cidade foi procura-lo, aí falou mestre meu bom mestre, Jesus Respondeu: bom só Deus, o que você quer e quer de mim? Eu quero saber oque eu preciso fazer para alcançar a vida eterna? Jesus lhes respondeu olha oque diz o mandamento Amar a Deus acima de todas as coisas ao próximo como a si mesmo, aí Jesus olhou o que nós chamamos de aura na realidade nossa atmosfera fluídica, Jesus olhou aquele espírito incrédulo e viu que ele era um bom espírito e aí falou, Para ele se queres ser perfeito distribua tudo que tem aos pobres e me segue o Rapaz então abaixou a cabeça virou e foi embora, novamente se ele fizesse o que Jesus falou ele já seria na realidade de hoje o espírito perfeito, se quiseres ser perfeito aí nós podemos parar pra pensar e questionar alguns ensinamentos, será que Jesus podou aos ricos a entrada do reino do céus? Ele usou esse exemplo para falar aos discípulos e falou: É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino do céus, mas na realidade ele estava colocando os ricos na realidade deseus comportamentos, quando Jesus ensinamento ele fala para todos nós
Distribua tudo que tem aos pobres vem me segue, essa lição serve pra nós, você pode se perguntar, mas como eu não tenho nada? E te indago, como não tem nada? você não tem um sorriso para dar, você não tem dois braços para poder abraçar um amigo? você não tem palavras para poder consolar que precisa? você não tem ouvido para poder escutar quando Jesus falou para dar aquilo que nós temos? O ensinamento é que se não temos riquezas materiais, nós temos muitas outras oportunidades para poder fazer o bem, e quanto mais fazemos o bem ao próximo, nós fazemos então bem a nos mesmos.
Esse ensinamento que Jesus nos deixou não foi só para aqueles que tem riqueza material, foi para todos nós.
Ao contrário desse irmão do exemplo acima temos outra historia agora daquele que escolheu o caminho do amor, uma história de Francisco de Assis, ele que tinha muitas posses e foi criado na riqueza, que também era jovem e com dúvida na igreja então viu Jesus que o aconselhou pega tudo que tem e distribua tudo e me segue, naquele momento ele saiu da igreja tirou as roupas que era do seu pai e foi viver a da vida somente através da caridade e uma das histórias que ele tem é que estava vivenciando um momento que ele precisa muito fazer jejum, e como aquelas pessoas todas seguiam a ele ao iniciar o Jejum todas a quiseram seguir
Todos ficaram naquela casa e fizeram jejum, após alguns dias em um determinado horário da noite ele já se ouviu alguém chorando foi procurar, ele viu uma pessoa se contorcendo de dor de fome e aí falou que foi o que eu estou com muita fome, ele disse espera um pouquinho ele foi lá na cozinha buscar dois pedaços de frango deu um ao irmão e o outro e comeu junto para que irmão não se sentisse humilhado ou pudesse se envergonhar, ele acabou com seu jejum para poder consolar aquele irmão afinal o que tem mais mérito perante Deus? Jejuar era importante, mas auxiliar o irmão em sofrimento também o que mais teria importância a frente de Deus? mais importante é que a pessoa que está nosso lado o que ele precisa então Francisco de Assis não era uma pessoa cega espiritualmente e também agora nós vamos conversar sobre a cegueira material.
A minha mãe é Cega a mais 40 anos, ontem eu fui visitá-la e sempre quando eu converso ela fica feliz, quando eu pergunto do aniversário dela, ela fará 85 anos e eu pergunto de ela quer viver ate100 anos ela responde é muito até 90 ta bom, então ela quer viver, ontem eu fui visitar ela estava triste ela falou que já estava cansada porque a cegueira é uma expiação muito difícil e então a dificuldade é uma prova diária que é muito dura de suportar.
Em uma cidade viviam 2 cegos um rapaz e um outro cego mais idoso, Jesus estava próxima cidade e o rapaz mais novo foi mendigando a caridade do próximo para chegar lá e naquele dia esse foi para o lado do posto de Siloé, esse posto na realidade uma piscina, Eu vi em uma fotografia, parece algumas escadas tinham água e diziam escrituras em determinado dia do mês do ano quem entrasse quando a água se movimenta se curava e sabendo disso o cego mais jovem falou para o outro mais velho que iria ao local o outro idoso falou meu filho pode ir eu quero ficar eu estou cansado eu vou ficar, então o mais novo pediu autorização, ele então se dirigiu ao Poço de Siloé e com muitas pessoa no local naquele momento na turbulência no porto de Siloé Pessoas adentrando a água e ele ficou ali daqui a pouco Jesus passava junto com seu discípulos é aquele tumulto e ele perguntou quem é? Lhe responderam é Jesus de Nazaré a luz do mundo, aí ele gritou Jesus, Jesus me alumia, permita que eu possa ver, aí ele se levantou pedir auxílio e foi até Jesus, e então fica o primeiro ensinamento quando nós quisermos algo nós temos que ir atrás, Jesus perguntou o que tu queres? eu quero ver senhor respondeu o rapaz, Jesus levou ali próximo dali e falou pegou cuspiu na própria mão hoje e passou nos olhos do rapaz falou pra ele consegue enxergar? então lava te no poço de Siloé e vai te, Ele Se ajoelhou nos pés de Jesus e quis beijar lhe os pés e Jesus o levantou, então perguntou, senhor eu posso fazer mais um pedido, Jesus lhe respondeu pode fazer sim, eu tenho um amigo e ele também é cego ele está idoso, mas ele não consegue andar e aí Jesus falou olhando a visão espiritual ele ainda tem necessidade continuar assim, mas você será a luz do olhos dele, você continuará com o orientando no caminho seguir e aí foi quando se aproximaram os discípulos e perguntaram quem foi que errou para que ele enviasse Cego?
Ele ou os pais? Indagaram a Jesus, falou nenhum e nem outro, mas para que a obra de Deus seja feita foi necessário, aí vamos refletir um pouco nessa mensagem. Naquela época eles aceitavam reencarnação existe uma concepção errônea por que todos aqueles que viviam uma expiação ou era pelos pais ou era por ele mesmo, então se é cego de nascença sobre o que eles estavam falando?
Jesus respondeu nenhum nem outro mas para obra de Deus seja glorificado hoje na doutrina espírita sabemos que há dois tipos de encarnação prova expiação e dois missão oque nós podemos perceber que esse irmão que nasceu cego de nascença veio nessa missão, veio nessa missão para auxiliar o outro amigo, um outro irmão que vinha numa expiação e que no momento certo ele ia ser liberto para poder auxiliar o irmão, então aí ele veio naquela condição missão para que a obra de Deus seja glorificado e aí ao sair daí aquele cego ele foi todo feliz procurar o amigo e aí quando encontrou aquele irmão dele sentado cego ainda falou olha eu tenho uma novidade pra te falar Jesus me curou, Jesus é a luz do mundo ele me curou eu não estou mais cego, aí veio aquele abraço, fico feliz que bom meu irmão, ele falou ele falou pra mim continuar com você para te cuidar o cego mais velho começou a chorar pegou suas mãos e falou Deus é muito bom, mesmo eu sendo cego ele coloca uma pessoa maravilhosa para vida, louvado seja Deus!
Então nós temos que compreender a realidade dos nossos sentimentos, o que nós estamos fazendo aqui? nesse mundo de prova expiação há sofrimento, sim, então o que podemos fazer para melhorar? A doutrina espírita nos da a compreensão, porque se não ao desencarnarmos seremos como aquele irmãos que desistem das pessoas que amam para poder procurar a vingança, isso nós não podemos fazer, isso nós não podemos deixar que aconteça, pq Jesus também nos deixou de ensinamento de pedir perdão enquanto caminhamos com o irmão, ele quer dizer que enquanto estamos encarnados que nós possamos perdoar, que nós possamos nos unir, tá certo que nós temos dificuldades atritos, mas essas dificuldades que nos farão pessoas melhores, vai nos fazer então nessa situação rogamos amparo a Deus para que ele possa nos fortalecer.
Vamos fechar nossos olhos e fazer uma oração ai senhor e lembrar que todos nós que estamos aqui nesse momento ou vejo os amigos do Facebook ( transmissão ao vivo) que momento de oração nós podemos conquistar aquilo que quisermos, porque Jesus É a luz do mundo desde o momento que nós entramos nessa casa o nosso mentor espiritual está no nosso lado, ele está nos fortalecendo, ele está auxiliando para que nós possamos estar preparados para receber o passe e eles continue mandando sou de corações nesse momento de oração espiritual dessa casa os bons espíritos os enfermeiros de Deus, adentrando ao lar de cada um que está nos ouvindo e pondo a mão e trazendo as bênçãos que estão se expandindo para todos nós, que possamos sentir essas bênçãos, porem eles sempre nos alertam para que nós possamos doar porque é dando que se recebe, vamos lembrar dos amigos dos hospitais que estão esses leitos de dores, abrir nossas preces para que eles possam ser amparados, que o mestre Jesus possam parar eles, vamos lembrar os irmãos que estão na inspiração da cegueira que eles possam se sentir confortáveis em saber que nunca somos desamparados, vamos orar por nós que muito precisamos e se algum de nós alcançar a cura a qual viemos buscar, tanto espiritual como a material Devemos sempre lembrar que a responsabilidade vem junto, Jesus ampare e que nós possamos agradecer a prece que ele nos ensinou o Pai nosso!
Por Luiz V. – Palestra Centro Espirita Paulo Estevão.
OBS: Você pode assistir a palestra clicando aqui.