O que é o Evangelho no lar?

O Evangelho no lar é uma das ferramentas que o espiritismo indica para os estudo do evangelho de Jesus Cristo, e pode ser também uma forma de agregação e união da família em torno dos ensinamentos divinos.

O que é o Evangelho no lar?

evangelho-no-lar

"Porque onde estiverem reunidos em meu nome, lá estarei presente."  Jesus. (MATEUS, 18:20.)

O evangelho no lar é uma reunião de todos aqueles que moram na casa e que querem por livre e espontânea vontade estudar as palavras do evangelho de Jesus Cristo através do Evangelho segundo e espiritismo, permitindo assim as reflexões dos ensinamentos por todos os entes da família podendo assim incentivar o pensamento no amor e na caridade, assim como permite que cada um possa refletir sobre seus pensamentos, sobre suas atitudes e mesmo as dificuldades podendo assim examinar suas questões sobre a luz das palavras de Jesus e dos espíritos de luz.

Durante a sessão do evangelho no Lar deve reinar a paz os bons pensamentos, para que assim os mentores espirituais possam então cumprir sua missão, entregando os bons fluídos que trazem desde os planos superiores, protegendo assim o psicosfera das pessoas do lar como um todo, assim como também abençoa a todos os amigos convidados para escutar as palavras de Jesus.

Podemos por tudo isso entender que o evangelho no lar é uma oportunidade de reflexão semanal que a família ao fazer fortalece sua união, e reclama para seus lares a ajuda dos bons espíritos através e da misericórdia de Deus para conosco, sendo ferramenta de grande valia na nossa caminhada de reforma íntima e continua evolução moral, por tanto fazer o evangelho no lar é uma grande forma de benção que Jesus no permite alcançar.

A arte de ouvir é também...

Quem deve fazer o evangelho no lar?

Todos os familiares podem fazer o evangelho no lar, assim também como possíveis colaboradores do lar, que ali se encontrem, porem preciso ressaltar que sempre de forma consentida, ninguém deve ser obrigado a fazer o evangelho do lar, caso no horário do evangelho no lar se encontrem visitas em vossa casa, também eles poderão ser convidados a realização do evangelho no lar. Para qualquer um dos convidados que ainda não sejam conhecedores da doutrina espírita, um breve explicação anterior a reunião pode ser bem proveitosa assim como o convite amigável e fraterno.

Porque fazer o evangelho no lar?

O livro de Maria T. Compri, nos traz uma ideia de como surgiu o livro e a campanha mundial do Culto do Evangelho no Lar.

Perguntaram ao Chico Xavier quantos Espíritos geralmente  nos acompanham normalmente durante nosso dia a dia, a resposta foi que, no mínimo 6 Espíritos nos acompanham, sendo que a sintonia espiritual que nos envolve, fará então a seleção de quais espíritos terão afinidade conosco e pela lei de atração nos acompanharão.

Tenho 5 familiares convivendo no meu lar, logo são no mínimo 30 Espíritos dentro de casa. Vamos correr e realizar o culto do Evangelho no Lar.

Como fazer o evangelho no lar?

A reunião do evangelho no lar se deve acontecer da seguinte forma:

Primeiro escolha um horário semanal onde geralmente todos os familiares (ou a maioria), possam participar.

Prepare também o livro do Evangelho no lar e o livro dos espíritos, caso deseje, pode trazer um copo de agua ou mesmo uma pequena jarra para que a mesmo possa ser fluidificada pelos mentores espirituais que ajudaram nas execução do evangelho no lar.

Segue um passo a passo de como deve ser conduzido o evangelho no lar:

  1. Prece inicial: faça uma prece simples e curta de forma objetiva, falando sempre o que o coração mandar, de forma sincera sem necessidade de qualquer planejamento, de acordo a vontade pode ser feito a oração do Pai Nosso
  2. Faça a leitura de pequeno parte do Evangelho segundo espiritismo: Leia sempre de forma, metódica e sequente. Observação importante, algumas pessoas preferem abrir ao acaso , nossa recomendação é iniciar pelo Capítulo V – “Bem Aventurados os Aflitos”, pois quem de nós estará livres das dificuldades terrenas.
  3. Comentar os entendimentos sobre trecho lido, comentar não é discutir e sim expor o pensamento da forma de como entendeu. Todos devem participar afim de alinhar pontos de vista e assim colaborar com entendimento de todos. NOTA: Essa orientação não pode servir de apontar o dedo, com comentários do tipo: viu a lição caiu para ele por que esses dias ele fez X erro e agora está vendo a mensagem de Deus pra ele.
  4. Vibrações de amor: Com o recolhimento interior, emita bons pensamentos e sentimentos elevados buscando favorecer a os nossos irmão que sofrem e para harmonização dos lares desajustados sem união e  Vibrar também pela proteção do próprio lar.
  5. Prece e encerramento: fazer na mesma forma que  mesmas recomendações feitas para a prece inicial.
Conheça as obras de Allan Kardec

As preces, a leitura e as vibrações podem ser feitas em rodízio por cada pessoa, quando há participação de mais de uma pessoa.

O Evangelho no Lar não é uma sessão mediúnica ou de cura , e tem por objetivo apenas o estudo dos ensinamentos de Jesus e da codificação espirita, sendo que na necessidade dessas atividades precisam e devem ocorrer nas Casas Espíritas.

O Evangelho no Lar não requer qualquer liturgia ou simbologia, por isso desaconselha-se o uso de velas, flores, toalhas brancas, defumadores, cujo uso passa a configurar uma cerimônia religiosa, um culto ou um ritual o que são incompatíveis com a pureza do Cristianismo e da Doutrina Espírita.

O Evangelho no Lar é, na verdade, mais do que tudo uma Escola de Jesus em que se ensina o amor  ao próximo e amar os outros como a nós mesmos, para amar a Deus sobre todas as coisas.

Pode-se realizar o Evangelho sozinho sem qualquer problema, em qualquer lugar da casa. O mais importante é obediência ao horário proposto e a assiduidade, visto que no mundo espiritual existe uma preparação pelos espíritos amigos que largam seus afazerem e vem no horário marcado atender a essa missão na ajuda de um bom entendimento dos ensinamentos assim como na boa energia propagada na reunião do evangelho no lar.

Como já dito acima, pode-se colocar uma jarra de água e rogar a Jesus a fluidificação da mesma , afim de receber as boas energias que essa ação de amor e misericórdia dos bons espíritos pode trazer.

O tempo de duração, para não ficar cansativo, deverá ser de 15 a 35 minutos. E para ficar claro: o Evangelho no lar deverá ser realizado 1 vez por semana, sempre no mesmo dia e horário. É, como você tivesse marcado um encontro com Jesus e alguém a quem temos tanta estima não convém atrasos.

Para evitar esquecimento do dia a dia é recomendado também o auxilio de um lembrete, com a atual tecnologia os próprios celulares podem fazer esse papel, sendo configurados em um simples despertador, função comum a todos aparelhos e pode o mesmo ser configurado com alguns minutos de antecedência para que possam todos se preparar para a reunião iniciar pontualmente no horário correto.

Caso ainda tenha alguma duvida sobre o evangelho no lar, sobre suas aplicações e formas de fazer nos mande um e-mail, e será um prazer esclarecer qualquer duvida da qual tenhamos a capacidade pela inspiração de Deus e na sua misericórdia e benevolência responde-las.

Que Deus abençoe vossas reuniões de evangelho no lar que elas sejam muito proveitosas e de ajudem como boa ferramenta de reforma intima.

Que Deus abençoe vossas reuniões de evangelho no lar ,que elas sejam muito proveitosas e que vos ajudem como boa ferramenta de reforma intima.

Mensagem Fraterna

‘‘Dedica uma das sete noites da semana ao Culto Evangélico no Lar, a fim de que Jesus possa pernoitar em tua casa.
Prepara a mesa, coloca água pura, abre o Evangelho, distende a mensagem da fé, enlaça a família e ora. Jesus virá em visita.
Quando o Lar se converte em santuário, o crime se recolhe ao museu. Quando a família ora, Jesus se demora em casa.
Quando os corações se unem nos liames da Fé, o equilíbrio oferta bênçãos de consolo e a saúde derrama vinhos de paz para todos.
Jesus no Lar é vida para o Lar.
Não aguardes que o mundo te leve a certeza do bem invariável.
Distende, da tua casa cristã, a luz do Evangelho para o mundo atormentado. Quando uma família ora em casa, reunida nas blandícias do Evangelho, toda a rua recebe o benefício da comunhão com o Alto.
Se alguém, num edifício de apartamentos, alça aos Céus a prece da comunhão em família, todo o edifício se beneficia, qual lâmpada ignorada, acesa na ventania. Não te afaste da linha direcional do Evangelho, entre os teus familiares.
Continua orando fiel, estudando com os teus filhos, e com aqueles a quem amas, as diretrizes do Mestre, e, quando possível, debate os problemas que te afligem à luz clara da mensagem da Boa Nova e examina as dificuldades que te perturbam ante a inspiração consoladora do Cristo.
Não demandes à rua, nessa noite, senão para os inevitáveis problemas que não possas adiar. Demora-te no Lar para que o Divino Hóspede aí também se possa demorar. E quando as luzes se apagarem à hora do repouso, ora mais uma vez, comungando com Ele, como Ele procura fazer, a fim de que, ligado a ti, em casa, uma vez por semana em sete noites, ter Jesus contigo.‘‘

Joanna de Ângelis, Messe de Amor.

Evangelho no Lar

Quer receber o evangelho no seu e-mail?

Nome
E-mail
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Se você quiser saber mais sobre o assunto...

https://www.blogdoespiritismo.com.br/o-que-e-espiritismo/o-que-e-o-espiritismo